Hoje em dia os espaços estão cada vez menores, os apartamentos mais compactos e a gente querendo economizar e aproveitar melhor cada metro quadrado, não é mesmo? O segredo para essa conta fechar é usar a criatividade, mas nem sempre estamos muito inspirados e por isso escrevi este post pra vocês que estão na mesma situação, com sugestões de como transformar sua casa com ambientes multiuso.

Antes de começar a falar sobre os ambientes vou deixar uma dica que eu considero básica para quem não tem muito espaço (e pra quem tem também hehe). Comece pelo desapego. Escolha um ambiente da casa pra começar e descarte tudo aquilo que não te representa mais, ou que está quebrado. Tente ser compacto.

Após essa etapa ter sido concluída você vai saber o quanto de espaço você realmente tem disponível. Se mesmo assim você precisar otimizar ainda mais, vá em frente sem medo e abuse dos espaços e móveis multiuso.
Está sem ideia ou não sabe por onde começar? Veja algumas idéias:

Quarto + home office:

Se você divide a casa com mais pessoas, esta é uma solução perfeita. Uma pequena mesa lateral pode ocupar o lugar do criado mudo (e fazer o papel dele) no quarto e virar um super espaço gostoso para estudar, trabalhar ou resolver pequenas pendências do dia a dia. Normalmente o quarto é um ambiente mais silencioso do que o restante da casa e isso é uma vantagem para poder se concentrar.

 

Sala de estar  + sala de jantar

Um casamento clássico que já dá certo há muitos anos, esse modelo de união é um sucesso porque integra as principais áreas da casa, deixa o ambiente mais amplo, melhora a circulação e a interação entre os moradores da casa. A dica para dividir os ambientes é usar pisos ou tapetes diferentes, cores nas paredes ou até móveis como um sofá ou aparador.

 

 

Sala de estar + Home Office

Uma mesa ou uma escrivaninha pequena pode ser colocada numa das paredes da sala e se tornar um cantinho de estudos. O importante, no caso dos home offices é que eles sejam bem iluminados. Se na sua casa não entra muita luz natural, abuse e use de abajures. 🙂

 


Sala + cozinha

Integrar a sala e a cozinha já é uma prática que vem sendo utilizada há alguns anos por arquitetos e além de otimizar espaços, aumenta os momentos de convivência, unindo a família e os amigos entre visitas e cozinheiros. 🙂 Além disso, em muitos casos, unindo os ambientes, você melhora a luminosidade e circulação dos espaços.

Importante conciliar os interesses de todos os moradores da casa que utilizam o cômodo.

 

Ideias para aproveitar melhor pequenos apês:

  • Invente uma varanda: Se você mora em um apartamento sem varanda, traga as plantas pra perto da janela, algumas no piso e outras penduradas, forre o piso com pallet de madeira, coloque uma luz indireta, pendure uma rede e pronto! Clima de casinha no apê!
  • Ocupe as paredes: Se o seu apê, casa ou quarto não têm espaço o suficiente pra acomodar tudo o que você gostaria, ocupe as paredes com quadros, fotos, pendure plantas e abuse das prateleiras para acomodar plantas, livros, objetos e coisas que no dia a dia não precisam ficar tanto à mão.
  •  Mais cor por favor! Use as cores para delimitar espaços e ambientes e de quebra, trazer mais alegria para a sua casa. Tem gente que fala que os pequenos apartamentos devem ser todo branco, ou no máximo usar uma cor clara, mas isso não é uma regra.
  • Usos inusitados: Já pensou que embaixo da sua cama você pode guardar as roupas de inverno, edredons ou até itens grandes da casa como malas, aspirador de pó, etc? O mesmo vale para um sofá ou um baú que pode virar banco da sala e guardar livros dentro.

 

 

  • Tipo cozinha de restaurante: Se você não tem muitas gavetas ou armários na cozinha, comece agora mesmo a expor os seus objetos mais legais, como os temperos, pequenos utensílios ou até mesmo algumas panelas bonitonas. Use aquelas barras de inox e ganchos para pendurar e reserve espaços dentro dos armários para os objetos grandes e menos bonitos como fôrmas, mantimentos, etc.

 

 

Espero que você esteja mais inspirado agora pra montar o seu apê! Mas se você ainda não sabe por onde começar, chama a Cozy Life pra te ajudar com ideias, projetos e até mesmo colocando a mão na massa na mudança e decoração da sua casa!

Gostou? Dicas como essas e muitas outras sobre como manter a vida e a casa organizada, você encontra nas redes da Cozy:
Instagram: @cozylifebr
Facebook: facebook.com/cozylife