fbpx

Passei no vestibular em Florianópolis. E agora, onde morar? Quais são os bairros perto da UFSC e da UDESC?

Essas são perguntas que não querem calar dentro da mente de qualquer universitário que vem para Floripa. Que a capital catarinense é uma excelente escolha para estudar você já sabe, mas saber qual o bairro ideal para morar nesse período é essencial.

Universitária por natureza, Florianópolis é referência no assunto. Entre as universidades aqui alocadas, estão a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), além de outros excelentes estabelecimentos particulares de ensino superior.

Por conta da proximidade entre as duas universidades públicas, uma região se destaca como a mais indicada para os estudantes da UFSC e da UDESC. Ela fica localizada na porção centro-oeste da ilha e é compreendida entre os bairros Trindade, Carvoeira/Serrinha, Pantanal, Córrego Grande, Santa Mônica e Itacorubi. Vamos conhecer cada um deles? 😉

1) Trindade

Escolhido para viver por uma parcela significativa de universitários, o bairro Trindade é o mais próximo ao principal Campus da UFSC. Por ser uma região populosa (sua avenida principal Lauro Linhares tem cerca 3km completamente habitados), é repleta de opções de imóveis para locação e vendas. Desde pequenos a grandes condomínios e casas para os mais diversos gostos, a Trindade é uma ótima opção quando a prioridade é estar perto da UFSC.

A variedade gastronômica e noturna também é um ponto importante: a área é repleta de hamburguerias, restaurantes e barzinhos, bem como supermercados e shopping. Distante cerca de 7km do centro de Florianópolis, ele foi eleito o 4º bairro com o m² mais valorizado da cidade, segundo pesquisa feita pelo Viva Real.

2) Carvoeira/Serrinha

Embora não sejam reconhecidas como bairros, as regiões conhecidas popularmente como Carvoeira e Serrinha podem ser considerada parte do Saco dos Limões e Trindade, respectivamente, e estão localizadas bem próximas à Trindade. Isto faz delas uma opção viável de moradia aos estudantes das universidades federais.

Trata-se de uma região residencial de ruas predominantemente íngremes. Boa parte dos imóveis lá disponíveis têm o tamanho ideal para o perfil universitário, ou seja, kitnets ou um dormitório. Essa característica faz com que hajam muitas opções para locação, tornando mais acessível o valor do m² em relação à Trindade, por exemplo. Apesar do crescimento desenfreado devido à grande procura por aluguéis mais em conta, a Serrinha possui imóveis para diversos públicos e bolsos. A localização também é próxima a pequenos estabelecimentos.

3) Pantanal

Tradicional bairro da capital, o Pantanal recebe muitos universitários devido à proximidade com a UFSC. Na verdade, sua extensa avenida principal de trânsito intenso dá acesso direto ao campus, além de concentrar os bares universitários mais famosos: Meu Escritório, Maneca, Container e outros.

As possibilidades de moradia variam de acordo com o bolso do locatário: de kitnets a grandes apartamentos. Fazendo a escolha correta, morar no Pantanal pode ser uma ótima opção para estudantes tanto da UFSC quanto da UDESC, embora a última esteja distante cerca de 4km.

4) Córrego Grande

Um bairro tranquilo e residencial entre a Trindade, o Santa Mônica, o Itacorubi e o Pantanal: esse é o Córrego Grande. Sua localização privilegiada em meio a tantas possibilidades eleva um pouco o custo do aluguel do m², mas possui excelentes opções de moradia para os universitários tanto da UFSC como da UDESC.

É uma região conhecida por belezas naturais como o Parque Ecológico do Córrego Grande e a Cachoeira do Poção. Durante toda a extensão do bairro, visto que sua avenida principal tem cerca de 3km, é possível encontrar supermercados, opções noturnas, serviços e muito mais.

5) Santa Mônica

O Santa Mônica é considerado um dos melhores bairros da cidade de Florianópolis, ganhando o status de um dos maiores poderes aquisitivos. Por isso, nossa dica é: casas com diversos dormitórios são um convite para apostar em aluguéis compartilhados com a galera.

A localização do bairro é excepcional, ficando exatamente no meio entre as duas universidades federais. A região contempla ainda o Shopping Iguatemi, a avenida Madre Benvenuta – considerada uma importante via gastronômica da capital – e serviços como academias, supermercados e foodparks.

6) Itacorubi

Rota de fácil acesso tanto às praias do norte quanto às do sul da ilha, o bairro Itacorubi é o último da nossa seleção de 6 bairros perto UFSC e UDESC. Devido à sua localização estratégica, o custo de aluguel do m² é um dos mais valorizados de Florianópolis. Porém, existem imóveis para todos os gostos e públicos: do apartamento com 3 dormitórios nas avenidas principais ao kitnet nas ruas secundárias.

É nele que se encontram o Jardim Botânico de Florianópolis, o segundo campus da UFSC (Ciências Agrárias) e o campus da UDESC, por isso é também um dos locais preferidos dos universitários. É um bairro rico em pequenos estabelecimentos comerciais e possui em seu arredor boas pizzarias e lanchonetes.

Mas afinal, qual dos bairros perto da UFSC eu devo escolher?

Primeiro é importante considerar qual o campus que você irá estudar. Assim, fica mais fácil saber qual a melhor localização para otimizar o seu dia a dia. Outro ponto importante é quanto você está disposto a desembolsar mensalmente pela moradia. Avalie o custo x benefício de instalar-se em determinado bairro, considerando sua estrutura e serviços próximos. Por fim, porém não menos importante, pense no seu transporte. Recentemente a Prefeitura de Florianópolis lançou um aplicativo que informa os passageiros de ônibus sobre a rota, a previsão de deslocamento e mais. Vale a pena conferir!

E então, gostou das nossas dicas? Quer saber ainda mais sobre o assunto? Deixe seu comentário! Será um prazer ajudar você nessa escolha tão importante.

Entre na conversa Um comentário

Deixe um Comentário