Saiba quais as expectativas para o mercado imobiliário em 2017 e prepare-se para otimizar e ampliar a sua renda.

Saber como anda o mercado é uma das melhores formas para se preparar e conhecer o momento e o local ideal para investir. Tanto para quem está interessado em negociar um imóvel, quanto para quem está trabalhando com investimentos, podemos adiantar que, diferente dos dois últimos anos, os índices apontam 2017 como um ano para restabelecer a estabilidade do mercado e conseguir boas negociações que rendam frutos mais para frente.

Preços em baixa

Ao analisarmos o índice FipeZap, que acompanha os preços de venda e locação de imóveis no Brasil, vemos que houve estabilidade nos primeiros meses do ano. Os valores de março e abril indicaram uma pequena queda de -0,04%. Em 2016 os índices mostraram queda real de 6,25%. A tendência é que em 2017 os valores sigam equilibrados. Além disso, a expectativa de queda da inflação e o aumento dos financiamentos fornecidos pela Caixa Econômica Federal reforçam a tese de que o ano seja de volta de crescimento do mercado imobiliário.

Juros reduzidos

Outro ponto que deixa o terreno propício para a retomada da ascensão é a queda da Selic,  taxa básica de juros da economia brasileira. O Banco Central baixou os juros básicos da economia. O Comitê de Política Monetária reduziu a taxa Selic que está em 11,25%. Assim fica mais fácil para investir. A redução estimula a economia, uma vez que juros menores impulsionam o cenário das negociações.

Recursos para negociação

Um importante recurso para aproveitar a baixa de valores do mercado e investir é o FGTS. Além dos financiamentos que fazem o uso do fundo, o governo liberou o saque dos valores acumulados em contas inativas. Já conferiu o seu? Uma boa dica para utilizar o seu dinheiro e obter rendimento é investir em um imóvel à vista.

Crise, mercado e oportunidades

Apesar de muitas vezes tentarmos esquecer, é impossível não falarmos da crise econômica que o Brasil vem passando. Mas diferente do que você já deve estar esperando, temos boas notícias sobre o assunto. Você sabe como transformar a crise em oportunidade? Não? Então chegou a hora de descobrir!

Com o histórico de crise no mercado nos últimos anos, o preço dos imóveis passou por diversas quedas. Isso foi resultado das tentativas de aquecer a economia e facilitar a compra que estava congelada. Com o retorno do crescimento, estamos passando por uma transição muito oportuna para investimentos. Enquanto os  juros estão cada vez mais baixos, estamos caminhando na direção da retomada das compras. O que isso quer dizer? Que chegou a hora de comprar imóveis e em breve obter lucro com negociações. Mais adiante vamos falar sobre o retorno desses investimentos, fique ligado e não perca as oportunidades!

Todo esse cenário reflete no crescimento esperado para o ano que poderá ser melhor analisado e observado no segundo semestre, mas já está acontecendo e mostrando que estamos no tempo ideal para ficar por dentro de todo o sistema.

Aproveite o momento para estudar as melhores alternativas de investimento imobiliário e conte com a Brognoli para auxiliar na busca pelo melhor imóvel.

Abraços e até a próxima!

Escrito por: Carol Vaisz