A partir de hoje, estaremos aqui no Universo Brognoli abordando assuntos relacionados a arquitetura e decoração! Pra começar, decidimos abordar um assunto que faz toda a diferença nos espaços, tanto residenciais quanto comerciais: a iluminação!!!

Algumas vezes, as pessoas só se dão conta da importância desse item depois que as luminárias e lâmpadas estão instaladas. E, normalmente quando percebem, é porque identificaram algum desconforto! A luz pode valorizar muito um espaço, mas pode também torná-lo desagradável. Ela influencia diretamente nosso bem-estar, na nossa produtividade e relaxamento. O assunto é bastante vasto e o ideal é sempre contratar um profissional especializado. Mas com algumas noções básicas, é possível evitar erros.

Temos muitos clientes que ficam receosos com alterações para melhor distribuir os pontos de iluminação, principalmente quando o imóvel é alugado! Normalmente, eles não querem investir em gesso no teto, e então acham que aquele único ponto de luz do ambiente deve receber uma luminária com lâmpadas bem potentes para iluminar todo o espaço! Erro! Seguem algumas dicas e soluções para iluminar seu imóvel sem quebra-quebra!

Você quer um pendente sobre a mesa de jantar? É possível, sim! É só fazer um desvio com o próprio fio. A luminária vai sair do ponto existente (a canopla, aquele acabamento para tampar o buraco do ponto no teto, permanece no mesmo lugar!), você utiliza o fio ou uma corrente extensora, posiciona onde deseja que ela fique e prende no teto. Dá pra trabalhar até com uma composição de luminárias, saindo do mesmo ponto! Não esqueça que altura ideal dos pendentes para mesas de jantar deve ficar entre 70 cm e 90 cm da mesa. Na dúvida, sente e faça o teste para ver se a luz não ofusca seus olhos! E use sempre lâmpadas quentes (aquelas mais amareladas!). A dica serve para qualquer luminária pendente que você deseje posicionar pela sala, quarto ou cozinha.

Se o que você deseja é uma iluminaçao mais cônica, focando objetos de decoração e quadros, é possível optar por trilhos com spots direcionáveis! Eles também saem de um mesmo ponto no teto, e conseguem distribuir bem a iluminação do ambiente! Opte por lâmpadas com foco mais direcionado! A gente costuma utilizar spots com lâmpadas AR70, que fazem um efeito bem legal quando o objeto iluminado está a uma distância de até 3 metros. Elas esquentam bastante, por isso sugerimos optar pelo modelo em LED. O efeito é quase o mesmo, porém a durabilidade é maior! E não esquenta!

Além dessas opções, podemos sempre contar com aquelas luminárias que não são fixas e que, quando bem posicionadas, dão um charme ao ambiente! São os abajures e luminárias de piso! Podemos usá-los nas laterais da cama, fornecendo uma luz indireta e agradável. Próximo aos sofás e poltronas de leitura! As possibilidades são infinitas. Opte sempre por lãmpadas quentes, que são aquelas com temperatura até 3000K (procure essa informação na embalagem!).

Com criatividade e bom gosto, dá pra compor ambientes lindos e aconchegantes, sem precisar de obra! Mais pra frente a gente fala mais sobre iluminação, tipos de lâmpadas e utilização delas! Acompanhem por aqui, que temos bastante coisa legal para dividir com vocês! Beijos e até mais!

Amanda Sayuri e Clara Machado

Entre na conversa 2 Comentários

Deixe um Comentário