Existem alguns fatores importantes na hora de escolher um imóvel para morar. É claro que o principal deles, sem dúvida alguma, é o bairro onde residir. Porem são tantos pontos que podem engrandecer a sua estadia ou igualmente depreciar o lugar que você mora, que a melhor maneira é fazer uma lista de atributos gerais antes de finalizar o negócio, seja ele compra ou aluguel.

Onde morar?

Acostumar-se com um bairro é uma boa maneira de otimizar tempo. Afinal, supermercados, academias, lojas e restaurantes agrupam as principais necessidades diárias dos moradores. Quando um bairro possui a infraestrutura exigida por um morador, a escolha se torna agradável. Ao passo que a maioria das pessoas procuram lazer e comodidade perto de casa, muitas outras aproveitam as saídas e locais de trabalho par realizarem suas atividades rotineiras. Se você vi se mudar para um novo bairro, a dica é fazer um lista do que procura por lá, pra não ter problemas futuros de deslocamento.
Escola perto ou longe de casa? Academia no intervalo do almoço e perto do trabalho ou no bairro? Restaurantes acessíveis ou sofisticados? Algumas destas perguntas podem definir o lugar que você procura e esta é a primeira etapa da sua pesquisa por um imóvel correto.
Atualmente alguns bairros tornaram-se mais acessíveis, com melhor estrutura para o dia a dia e não apenas para a temporada, que é o caso das praias. Antes, morar perto do mar era sinônimo de estar longe da comodidade. As praias ganharam boas escolas, supermercados maiores e academias completas. O trânsito se tornou mais intenso, porém o acesso às praias melhorou.


O que seu imóvel precisa ter?

Você tem filhos ou pretende ter? Você tem animais de estimação? Você trabalha em casa? Escolher o espaço ideal para seu bem-estar é primordial. Algumas pessoas preferem morar em casas, ter animais, ter um quintal. Outras preferem a praticidade de um apartamento, poder fechar a porta e viajar sem data para retornar.
Estes pontos começam a delimitar sua escolha. E dentre esses fatores, você precisa organizar seu orçamento, para que ele caiba dentro do seu padrão de vida. Um endereço pessoal pode agregar seu trabalho, seu escritório ou um hobby. E para isso você deve planejar um espaço que consiga englobar suas necessidades de casa e também comerciais ou de organização.
Alguns bairros têm ótimas opções de imóveis, com valores mais acessíveis que aqueles endereços grifados. Para optar por um espaço maior em um bairro distante ou uma nova aposta, é preciso conhecer suas necessidades e ter em mente que trabalhar perto ou longe do trabalho pode ser um problema.

© 2015 Ana Mello

Compra ou aluguel?

Essa pode ser a parte mais complicada. Ou a mais fácil, dependendo do quanto você quer ou pode gastar. Mas nem todo mundo aluga por não ter condições de comprar um imóvel. O aluguel é uma boa opção antes de investir em algo maior ou em um bairro pra morar.
Algumas oportunidades podem ajudar na escolha, levando em consideração os itens acima. Avalie taxas, como IPTU, condomínios, descontos e abatimentos. Faça uma boa matemática antes de investir. Alguns bairros têm preços mais elevados, porém têm estruturas completas e até mesmo mais segurança. Coloque na balança quais suas escolhas, qual seu orçamento e defina assim seu imóvel ideal.
Nas unidades da Brognoli, contamos com consultores que podem ajudar nesta escolha, comparando preços, oferecendo opções de investimento e lazer. Procure uma de nossas unidades e conheça nossas opções.