fbpx

Olá! Aqui é a Karinna Buchalla. Hoje eu vou ensinar como ampliar ambientes, começando por um clássico. Vamos lá?

1) Espelho, espelho meu!

Os espelhos são um ótimo recurso para causar a sensação de amplitude no imóvel, principalmente nos ambientes menores pois eles aumentam e iluminam quando colocados em lugares estratégicos.

Se você não tem paredes disponíveis, uma alternativa é revestir de espelho móveis, painéis, portas de armário ou até mesmo usar com molduras, apoiado no chão ou em um móvel como buffet/aparador.

Uma dica: cuidado com o reflexo! Coloque o espelho somente onde você queira refletir algo. Por mais simples que isso pareça, muitas vezes não notamos que a imagem que aparece no reflexo pode ser um espaço que você não queira destacar.


2) A regra é clara: menos móveis, mais espaços!

Faça um teste. Caminhe pelos ambientes da casa e, se você esbarrar em algum móvel ou tiver alguma dificuldade, você tem problemas de circulação de espaço. Para resolver esta questão, tire o excesso de móveis que podem atrapalhar.

Fique atento à proporção e à distribuição dos móveis no ambiente! O erro mais comum é o sofá ou poltrona ser grande demais para o ambiente. Nada de peças enormes em espaços pequenos, hein? Opte sempre por um mobiliário baixo, com pouca profundidade e com tecido e acabamentos claros. Quanto mais claros, maior a sensação de amplitude.


3) Uma boa iluminação pode fazer milagres!

Sim, iluminação é tudo! A claridade garante clareza e sensação de amplitude, por isso deixe a iluminação natural entrar.  Para dar leveza ao ambiente, use cortinas com tecidos leves e que deixem aparecer as janelas. Substitua as lâmpadas brancas frias por lâmpadas amarelas: a cor quente deixa o clima acolhedor, fator importante para imóveis que estão à venda.

Outro artifício bacana é inserir uma luminária alta de piso em um dos cantos. Ao colocar um objeto vertical, você cria um efeito visual que amplia a altura, principalmente se você tiver um pé direto* baixo.

* Pé direito: altura entre o piso e forro


4) Espaço interno também conta!

Na hora de comprar um carro, nos preocupamos com o espaço interno, se é confortável, se o porta malas atende as necessidades, etc. Com o imóvel não é diferente.

Ao buscar uma casa ou apartamento, os compradores logo pensam em armários. Se o ambiente já estiver
montado com móveis planejados, ficará mais atrativo e ganhará destaque entre a concorrência. Isso conta muito principalmente para quem tem pressa na hora de se mudar e não tem tempo para procurar os móveis ideais para a casa nova.

Ei, atenção ao guarda roupas se você estiver morando no imóvel! Eles podem ser uma cilada caso o visitante abra para dar aquela olhadinha… Faça uma arrumação geral, tire tudo que não for da estação e coloque em sacos à vácuo, caixas organizadoras, etc.

A ideia é que suas coisas ocupem 50% da capacidade do armário. Assim, você consegue mostrar o real tamanho e deixa a sensação de que está sobrando espaço. Seu guarda roupa vai parecer de showroom. 😉

Muito fácil, não é? Amplitude não tem tanto a ver com a quantidade de espaço que você tem, mas sim com a sensação de parecer amplo. É uma questão de ilusão de ótica, eu diria!

Se você está curtindo esse conteúdo, em breve teremos novidades na área.

Tenham uma ótima semana!

Karinna Buchalla

Clique aqui para acessar minha página no Facebook.
Me siga no Instagram!