Business Destaque

Imobiliárias Brognoli e Terraz anunciam parceria e lançam primeira plataforma digital para locação de imóveis em SC

Com 1,3 mil imóveis disponíveis, sistema online desburocratiza processo de locação e permite expansão das empresas a outros mercados, afirmam os CEOs Eduardo Barbosa (Brognoli) e Lucas Madalosso (Terraz). Foto: Divulgação Brognoli

Uma parceria entre a Brognoli Imóveis, que atua há 63 anos na Grande Florianópolis, e a Terraz, fundada no início dos anos 2000, deu origem à primeira imobiliária digital da capital catarinense. As duas empresas anunciaram nesta quinta, 21 de março, a união das operações de locação e o lançamento de uma plataforma online, a Terraz Aluguel Digital, para disponibilizar um portfólio de 1,3 mil imóveis para locação em Florianópolis e nos municípios vizinhos (São José, Biguaçu e Palhoça), permitindo que todo o processo de locação seja feito online, com menos burocracia e mais agilidade.

A parceria agrega o portfólio e a estrutura da Brognoli – que tem seis lojas físicas, mais de 150 colaboradores e 1,2 mil imóveis disponíveis -, com a expertise digital da Terraz, que lançou no final de 2018 uma plataforma inédita no mercado local com oferta de diversos serviços online ao consumidor. Entre os serviços oferecidos pela plataforma está a possibilidade de locação em menos de 24 horas por meio de um processo totalmente digital, sem necessidade de fiador ou assinatura de contrato em cartório.

“Os clientes terão fotos, tour virtual e uma ficha completa de informações dos imóveis para otimizar o processo de agendamento de visitas. Para os proprietários, o diferencial da plataforma é uma menor taxa de administração dos imóveis, em comparação com a média do mercado”, destaca Lucas Madalosso, CEO da Terraz.

As duas empresas vêm, nos últimos anos, investindo em projetos de inovação e buscando o apoio de startups locais para atender o crescente público digital. “Com a plataforma Terraz Aluguel Digital, Florianópolis passa a ter o seu Uber das imobiliárias, com a diferença de ser uma inovação criada por empresas que nasceram aqui, que conhecem bem o mercado e buscaram no ecossistema local de tecnologia apoio para desenvolver um novo modelo de atuação”, resume o CEO da Brognoli, Eduardo Barbosa. Desde 2017, a empresa participa do LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que estimula a conexão de companhias mais tradicionais ao universo das startups.

Com a criação de um time interno de inovação, a empresa começou a desenvolver um ambiente cada vez mais digital de atendimento, utilizando tecnologias de pré-venda, chat bots e big data. Além de aluguel sem fiador (um dos principais entraves no processo de locação de imóveis), que reduz o tempo de análise de crédito de 48 horas para 15 minutos, por exemplo.“Além de reduzir drasticamente o tempo do processo de locação, essa jornada digital do consumidor ajudou a ampliar em 25% o volume de nossas locações”, calcula Barbosa.

DO CONVENCIONAL AO DIGITAL

A Terraz, que completa 17 anos em 2019, entrou de cabeça no ambiente de inovação. “Nós éramos uma empresa totalmente convencional há pouco mais de dois anos. Mas como sou fascinado por tecnologia, percebi que seria possível fazer uma virada no nosso mercado para uma atuação digital e oferecer uma jornada mais valiosa para o locador e o locatário, desburocratizando o processo”, comenta Lucas.

Ao longo deste período, a empresa foi buscar novas tecnologias e soluções com empreendedores locais. “Nossa estratégia era ser um campo fértil para que startups pudessem testar e pivotar conosco seus produtos. Nos abrimos para o desenvolvimento de novas ideias”, explica Lucas. O desafio da Terraz, a partir do lançamento da plataforma, é o potencial de crescer em escala, já que a empresa contava com um portfólio ainda restrito a alguns bairros da cidade, como as regiões no entorno das universidades (UFSC e UDESC), Centro e Campeche (sul da Ilha).

Esta conexão com o ambiente de startups acabou aproximando as duas empresas e, mais recentemente, as necessidades de cada uma em seus processos de inovação, o que levou, naturalmente, à parceria anunciada nesta semana. Como lembra o CEO da Brognoli: “eles não tinham uma carteira grande, mas possuíam um processo bem digitalizado, com ferramentas para o usuário transitar totalmente no digital. Por estarmos no LinkLab e termos essa preocupação em desenvolver inovação, a possibilidade de uma parceria acabou sendo uma consequência”.

Com a união das operações, a Terraz Aluguel Digital passa a atuar dentro do espaço da Brognoli no LinkLab Acate, com a equipe de vendas, marketing, TI e suporte. A marca será mantida e a plataforma passa a incorporar o portfólio das duas imobiliárias, se tornando o canal digital da Brognoli – que pretende utilizar toda a estrutura de atendimento presencial como um diferencial para proprietários de imóveis e locatários, em comparação com outros serviços exclusivamente digitais.

Após a consolidação do serviço online na Grande Florianópolis, a ideia é expandir a atuação para outras cidades catarinenses nos próximos dois anos, utilizando o potencial de escalabilidade da plataforma digital. “Já estamos observando novos mercados e fazendo estudos. Com o modelo validado, podemos chegar a novas regiões sem a necessidade de montar uma estrutura física”, ressalta Barbosa.


Reportagem: Fabrício Rodrigues, scinova@scinova.com.br 

Texto produzido pelo portal SC Inova.

 

Está procurando imóvel para alugar? Acesse o nosso portal e encontre o lar perfeito para o seu momento!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *