fbpx

Foi aprovado em uma universidade em Floripa? Parabéns! Já bateu a ansiedade e aquele medo de não saber como começar a planejar essa nova fase? Normal! Pode parecer assustador no início, mas a Brognoli vai te ajudar nessa missão. Se liga nas dicas!

  1. Mudança

Na hora de alugar um imóvel, o ideal é que o bairro escolhido fique próximo à universidade e tenha fácil acesso a serviços como supermercados, caixas eletrônicos, padarias, farmácias e restaurantes. Anote aí bairros que podem super facilitar a sua vida morando em Floripa: Agronômica, Trindade, Carvoeira, Itacorubi e Pantanal.

Não tem condições financeiras de arcar com um aluguel? Tudo bem, não se desespere. Procure a assistência à permanência estudantil da sua faculdade. As instituições públicas têm moradias universitárias destinadas justamente a alunos de baixa renda.

  1. Pense em uma possível parceria

Já cogitou morar com alguém? Se a ideia for essa, combine previamente com o seu amigo como o esquema vai funcionar – da divisão das contas à louça na pia e da comida na geladeira à hospedagem de amigos e familiares. Entre em grupos de estudantes nas redes sociais. Muitos são destinados ao aluguel e à busca de parcerias para rachar imóveis.

  1. Quem tem boca vai à Roma

O ditado é antiguinho mas a dica é sempre atual. Para descobrir como se virar em Florianópolis, não tenha vergonha de pedir informações. Todo mundo pode ajudar: veteranos da faculdade, motoristas de Uber, atendentes de lanchonetes: pergunte mesmo. Uma dica valiosa para economizar e fazer amigos é  descobrir todas opções de lazer e convivência da sua faculdade: almoço no restaurante universitário, bibliotecas, festas, teatro, etc.

       4.”Festenhas” e rotina.

Bares e botecos são parte da vida estudantil, mas conhecer os próprios limites quando o assunto é bebida fará a sua vida na faculdade muito mais fácil para o seu bolso e, claro, para o seu rendimento no curso. Você vai precisar ser forte para estabelecer uma rotina. Vai chegar um momento em que perceberá que não dá para ficar na internet ou vendo séries madrugada afora todos os dias. Do mesmo modo, vai sacar que sua saúde irá pro saco se não parar para cozinhar algo saudável ao menos de vez em quando. São coisas que mexem com a disposição e o estado de espírito.

  1. E por falar em grana….

Vamos ser realistas em relação a dinheiro: para não ficar na roubada é fundamental  saber controlar os gastos. Uma boa maneira de fazer isso é criar uma planilha mensal de despesas, separando quantias específicas em itens como aluguel, transporte, xerox, alimentação e diversão. Existem apps para isso, é só baixar.

  1. Saudade

Muito se pesquisa sobre o custo de vida de morar fora mas pouco se fala sobre o preço emocional dessa escolha. A saudade aperta, faça o possível para manter contato frequente com a sua família e amigos. Não espere momentos especiais para trocar fotos e vídeos: abuse da tecnologia para dividir o seu novo cotidiano com quem você ama. Mostre detalhes da sua nova casa, da faculdade e da cidade onde você vive. Além disso, não deixe de compartilhar as coisas do dia a dia, pedir conselhos e saber o que acontece na vida de quem sente a sua falta.

E para concluir, fica a dica de nosso post anterior para você que passou na UFSC e virá para Floripa em breve, nele conseguirá entender melhor a região.

https://universo.brognoli.com.br/bairros-perto-da-ufsc/